domingo, 8 de dezembro de 2013

AS BELAS IMAGENS DA NATUREZA PELO MUNDO

                                                          Santorini, Grécia

                                           Cabo San Lucas, México

                                                        Campos de Lavanda, França

                                                       Cerejeiras, Yokohama - Japão

                                                    Túnel de gelo, Rússia

                                            The Reynisdrangar, Islândia

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESTAQUE NO AUTOMOBILISMO NACIONAL

                        Edson Jr.  nosso representante no automobilismo nacional.


O piloto monlevadense Edson Júnior conquistou neste domingo(3) em Tarumã(Viamão/RS)  a sua terceira vitória no Mercedes-Benz Grand Challenge, prova automobística do campeonato nacional de turismo da marca alemã.
Com apenas 18 anos e piloto desde os 9, quando começou no Kart, o monlevadense é o orgulho para nossa  cidade e mostra a necessidade de se valorizar a prata da casa, seja nos esportes, na cultura e em outras áreas. Agora a  expectativa é seguir vencendo em 2014.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SIMPLESMENTE, LAVRAS NOVAS!


Imagine um vilarejo entre as montanhas com casinhas coloridas em estilo colonial, uma igreja ao centro, cerca de 1500 habitantes e muitas histórias e lendas para contar. Assim é Lavras Novas, distrito de Ouro Preto que se tornou uma grande atração turística para os que buscam paz, simplicidade e harmonia com a natureza. Por lá você encontra pousadas aconchegantes, bons restaurantes, gente bonita e descolada, além de bares que agitam à noite.
Atualmente os aventureiros buscam Lavras Novas para o ecoturismo, dada a sua potencialidade natural com cachoeiras, trilhas, locais para prática do rapel, Mountain Bike e outros esportes de aventura.Um povo tradicional e acolhedor, além de paisagens maravilhosas que compõem o cenário deste lugar.Simplesmente, Lavras Novas!.










domingo, 6 de outubro de 2013

DOMINGO NA ESTRADA REAL


No melhor roteiro turístico para prática de esportes de aventura em nossa região, realizamos neste domingo um pedal pela Estrada Real, trecho entre Santa Bárbara e Catas Altas. Belas imagens do percurso animaram os parceiros do pedal em mais uma aventura pela Estrada Real.


Subindo para o céu.

Bicame de Pedra: parada obrigatória

Catas Altas e o seu casario.

Travessia do Rio em Brumal

Encontrando a galera de Barão de Cocais no Bicame 




domingo, 25 de agosto de 2013

TREKKING PELAS NOSSAS MONTANHAS

Nada como tirar o Domingo ensolarado para um Trekking pelas Montanhas que circundam Monlevade. Hoje o percurso escolhido foi o acesso pelo Bairro José Elói com passagens pela Mina do Andrade e alto do Castelinho, cortando montanhas e belas matas até chegar a entrada da Estrada do Forninho num total de 02 horas  de caminhada com muito verde e  belas paisagens pelo caminho.

                       Dia ensolarado e bela imagem de nossas montanhas

                                           Trilha limpa favorece a caminhada

                                    Mata nativa e ar puro pelo caminho

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A CÓPIA HORROSA


Nossa Casa de Show??


Monlevade, assim como a maioria das cidades do interior do Brasil, tem  a mania de copiar nomes de bairros importantes, avenidas, praças e até casas de eventos, que são referência ou fazem sucesso nas grandes Capitais Brasileiras. E não é que ganhamos o nosso "Hall", que de bonito fica só no querer. A bizarrice fica ali no Belmonte e atende pelo nome de Garagehall e é palco de shows diversos sem a menor infraestrutura, além é claro de copiar sobrenome de casas famosas pelo Brasil afora. E viva Monlevade!
Abaixo o original que fica em São Paulo e em nada lembra o nosso.
Imagem ilustrativa
Inaugurada em setembro de 1999, o Credicard Hall
tem capacidade para mais de 7.000 convidados, sendo o principal palco de shows nacionais, internacionais, grandes premiações e eventos corporativos.

domingo, 11 de agosto de 2013

JK EM CHAMAS

                   (Queimada gigante no JK assustou moradores neste domingo)


A baixa umidade, o tempo seco e os ventos provocaram hoje um grande susto em torno do Bairro JK. Um grande incêndio tomou conta do terreno dos Bicalhos queimando uma grande área de pasto e pequenos arbustos, provocando uma nuvem gigante de fumaça e muto fuligem por toda região dos Bairros Santa Bárbara e Novo Horizonte. Situações como esta mostram como o homem vem acabando com o pouco de verde existente na cidade e poluindo o ar já contaminado, numa total falta de consciência  com o meio ambiente.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

POLITICAGEM NA UEMG MONLEVADE

Imagens segundo o Governo de Minas da Futura UEMG Monlevade.

As promessas para o próximo ano eleitoral já estão aceleradas em Monlevade. Depois da carreta com cursos de informática do Deputado Silveira, agora o Governo de Minas  anuncia mais uma vez a construção de um Campus para a UEMG em Monlevade. No ano passado esta mesma promessa foi anunciada com toda pompa somente para eleger o seu candidato na cidade e pelo visto para eleger o irmão, este projeto é colocado na pauta do dia como se pode ver hoje na imprensa Monlevadense. É muita picaretagem política, tentar mais uma vez enganar toda a cidade, pois com certeza não sairá do papel tal projeto, assim como até hoje esperamos pelo IML.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

TODA A CIDADE PEDE SOCORRO

Av. Getúlio Vargas, Areia Preta, mato invadiu a Pista.

Publicamos abaixo o excelente texto do Dr.Stanley, que fez parte da edição do Jornal A Notícia  do dia  02/07/2013, onde ele relata a necessidade de nós Monlevadenses cobrarmos do poder público medidas urgentes para com a nossa cidade, mas também lembrar que parte da situação vivida é provocada pelos próprios moradores. Vale também para refletirmos sobre o nosso papel enquanto cidadão.


A Vila Tanque pede socorro

(*) Stanley Baptista de Oliveira

O que mais incomodava a população de João Monlevade no final do governo do prefeito Prandini era: 1°) o matagal que tomou conta da cidade; 2º) o lixo jogado nos lotes vagos e nas esquinas; 3°) os buracos nas ruas e avenidas, especialmente em locais de muito trânsito como no cruzamento da avenida Armando Fajardo com Getúlio Vargas (em frente do Hotel Monza). Quando o Teófilo Torres, jovem e entusiasmado prefeito, em quem votei e em quem depositei minhas esperanças, tomou posse, todos nós esperávamos que estes três itens fossem resolvidos imediatamente, em caráter de emergência para que sentíssemos que, afinal, alguém estava cuidando da cidade. Passaram os primeiros 100 dias, período em que o novo governante mostra sua capacidade técnica e estilo administrativo, e pouco, quase nada foi feito. O vereador Zé Lascado, com boa dose de ironia e de humor, sugeriu que esperássemos os primeiros 200 dias. Esperamos até agora e, perto dos 200 dias pedidos pelo Zé Lascado, as coisas ainda não deslancharam da maneira rápida e eficiente que os monlevadenses queriam. 
As obras que a cidade precisa com urgência estão transcorrendo muito devagar, muito lentamente, de maneira irritante. O matagal está sendo atacado de maneira muito tímida, lenta e incompleta. Gostaríamos que o mato, que vem sendo cortado com enxada, foice e outros instrumentos antiquados e rudimentares, fosse logo em seguida recolhido. Durante alguns dias andaram usando o método dos índios para dar um destino ao mato cortado, ou seja, queimando-o, espécie de coivara, com a fumaça irritando os olhos e vias aéreas das pessoas e sujando de cinzas as ruas capinadas. Ninguém gostou.
Os buracos nas ruas continuam, alguns foram tapados com fina camada de asfalto, outros estão no mesmo lugar e outros novos se formaram com o tempo. O recente asfaltamento da avenida Contorno, na Vila Tanque, foi feito em poucos dias, ficou de ótima qualidade, mas faltou ser vistoriado pelo prefeito. Se o Teófilo Torres tivesse passado pelas ruas asfaltadas, teria recebido sorrisos e tapinhas nas costas dados pelos moradores do bairro, agradecidos, mas teria, também, verificado que o serviço ficou incompleto: o desnível entre a camada de asfalto e as bueiras que ficam no meio da pista provocou, principalmente à noite, perigosíssimas armadilhas para os motoristas, que estão irrita-díssimos com este acabamento irregular. Estes buracos enormes, sem qualquer sinalização, estão causando riscos de graves acidentes além de danos à suspensão e outras peças dos veículos. Os quebra-molas, também recapeados, estão sem qualquer sinalização, estão perigosos demais, de modo especial à noite. Por que não fizeram o trabalho corretamente? Por que tudo em Monlevade é feito de maneira incompleta, nas “coxas”?
Se o prefeito andasse a pé pela rua Dr. Geraldo Soares de Sá, ainda na Vila Tanque, no trecho entre a avenida Contorno e a Abeb, iria ficar assustadíssimo: a tão bonita mata ao lado da rua transformou-se em “bota fora”, com lixo doméstico, restos de construções, restos de móveis; matagal tomando conta da calçada, levando pedestres para o meio da rua. A situação não está pior porque muitos moradores estão fazendo a capina que deveria ser feita pela Prefeitura. Buracos na calçada, em toda sua extensão, trazendo transtornos e muita raiva em todas as pessoas que por ali passam, dia e noite, seja para irem ao Hospital Margarida ou para fazer caminhada na destroçada pista. Esta situação perdura há anos, diante da insensibilidade e incapacidade dos nossos prefeitos. Até onde vai durar nossa paciência? Se o prefeito Teófilo Torres viesse conferir o que estou relatando, ficaria condoído e tenho certeza que mandaria capinar e limpar todo este trecho de 850 metros e mandaria recapear a calçada. 
Seria muito bom para o prefeito e para Monlevade se ele, pelo menos uma vez por semana, saísse do seu gabinete e andasse a pé e de carro pelas ruas, para ver como vão as coisas na cidade que o elegeu e para ser visto pelos moradores que depositaram tanta esperança nele. Se andar à noite, ainda na região da Vila Tanque, na divisa com Areia Preta, veria a total falta de iluminação entre o “morro do Julinho” e a Associação dos Aposentados, na avenida Getúlio Vargas, sentido Carneirinhos. Nenhuma lâmpada neste lado da avenida, cuja calçada irregular, de terra, está tomada pelo mato, obrigando os pedestres a arriscarem a vida andando no meio da rua, no escuro.
Teófilo Torres, João Monlevade está pedindo socorro. A Vila Tanque, bairro onde moro há 51 anos, está pedindo SOCORRO!!! Não nos decepcione. 

(*) Stanley Baptista de Oliveira é médico e morador do bairro Vila Tanque
 


segunda-feira, 1 de julho de 2013

CAVALGADA NÃO COMBINA COM O AREÃO

                   Pista de Caminhada: opção de atividade física para os Monlevadenses


Situado bem no coração da cidade, o Parque Municipal do Areão é composto por uma grande área verde, onde no passado a exploração de areia dominava o cenário deixando uma grande cratera que levava muitos detritos para o centro da cidade  nos períodos de chuva. Após intervenção por parte do poder público em conjunto com empresas privadas, o local foi recuperado e reflorestado, sendo que no governo passado  a área ganhou iluminação e uma Pista de Caminhada calçada com bloquetes, além de uma trilha sinalizada para deficientes visuais e a recuperação do espelho d'água e da colocação de bancos e mesas em madeira reflorestada.
Mas o sossego do Parque está para ser quebrado com a Cavalgada prevista para agosto, mesmo com o local sendo Área de Proteção Ambiental e com proibição do Ministério Público proibindo eventos no local. Esperamos que o MP intervenha e mantenha o Areão afastado destes eventos, que em nada colaboram para a preservação do Parque.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E A SERRA DO ANDRADE

Importante para a economia do Brasil, a mineração vem avançando na região com grandes projetos e mão de ferro na destruição do Meio Ambiente. Em Monlevade não é diferente de outras regiões, mas com um agravante: os royalties da mineração vão integralmente para Bela Vista de Minas e para nossa cidade sobrou os danos ambientais e  o trânsito pesado das carretas carregadas com minério para outras siderúrgicas, utilizando nossas vias urbanas com destino ao Vale do Aço, além da poluição particulada e explosões na Mina que são sentidas na região do Bairro Rosário. A vegetação foi suprimida e a exploração da Mina deixou um grande buraco na Serra do Andrade e nos períodos de seca do ano, com certeza a poeira tomará conta de boa parte da cidade. Mais um presente de grego da ArcelorMittal para os Monlevadenses.


Com estas imagens o que temos para comemorar neste Dia Mundial do Meio Ambiente?









domingo, 2 de junho de 2013

17 MILHÕES EM CAIXA E A CIDADE CONTINUA UM LIXO

                                          Praça na Areia Preta, a selva é aqui.

Destaque na imprensa Monlevadense neste fim de semana, foi a grana que a forasteira de Nova Era, guardou nos cofres da Prefeitura durante estes seis meses de governo. São 17 milhões de reais economizados cortando papel higiênico, médicos no PA, materiais escolares e uma infinidade de outros itens, além de simplesmente não limpar a cidade que continua um lixo. Não serão setenta trabalhadores contratados recentemente que farão a diferença na situação caótica em que a cidade se encontra. As imagens abaixo foram feitas hoje, exatos seis meses depois e nada mudou ainda.
                                     Risco para motoristas  próximo ao Estádio.

Canteiro central da Getúlio Vargas no Baú

                                 Moradores também ajudam com sua colaboração

terça-feira, 28 de maio de 2013

MONLEVADENSE QUEBRA RECORDE NO PARAQUEDISMO



O Monlevadense Luís Fernando Moraes Araújo, junto do Brazilian Dream Tean, quebrou o recode Brasileiro e  Sul Americano de Formação em Queda Livre no último fim de semana em Perris Valley, Califórnia-USA. A queda livre é uma das modalidades mais populares de paraquedismo, quando grupos de atletas tentam se unir segurando nas mãos e pés uns dos outros, formando uma imagem geométrica no ar. As marcas devem ser planejadas e são válidas somente quando o salto sai como previsto. Cerca de 103 paraquedistas participaram do salto conquistando esta importante marca. Parabéns ao Monlevadense, que há anos pratica esta modalidade, além de outros esportes radicais.

domingo, 26 de maio de 2013

MOUNTAIN BIKE CROSS COUNTRY NO FLORESTA CLUBE

(Belas trilhas dentro da mata é um atrativo para o esporte)


Neste domingo, um grupo de ciclistas liderado pelo atleta Cristian Westgeest, participou de uma visita ao Floresta Clube, uma fantástica área verde dentro da cidade que tem uma infinidade de trilhas pela mata, para verificar a possibilidade da implantação de uma pista de Mountain Bike Cross Country para sediar eventos ligados ao esporte, bem como servir de treinamento para um grupo grande de ciclistas que sempre vem participando de competições por toda Minas Gerais. O Presidente do Clube, Walter Fernandes se mostrou receptivo a idéia da pista, visto que se tornaria mais um atrativo para o Clube e um opção de lazer para toda a comunidade. Uma visita com guias do Floresta Clube irá mapear as trilhas ideais para a implantação da referida pista. Participaram ainda da visita os ciclistas Herlon Bretas, Paulo Júnior Yannis Prates, Matheus Pereira, Gustavo Grijó, José Carlos Bazílio, Alisson Pereira, Vínicius Mariani e Edimilson Almeida.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESPAÇO PÚBLICO USADO PARA VENDER VEÍCULOS


Cena rotineira em Monlevade, o uso do espaço público para vender de tudo ou seja: calçados, comida, roupas e uma infinidade de outras coisas. Agora uma Concessionária de Veículos bem localizada na cidade usar a calçada para vender consórcios e veículos é o fim da picada. Uma pergunta: existe código de posturas nesta cidade? alguém fiscaliza? Enquanto isso os pedestres devem se espremer no espaço que sobrou da calçada. 

domingo, 19 de maio de 2013

EM MONLEVADE TUDO PODE


Casa da mãe Joana

Márcio Passos

A Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, nos ensina que casa-da-mãe-joana é uma expressão de língua portuguesa que significa o lugar ou situação onde vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balburdia e a desorganização. Sua origem remota ao século XIV e quer dizer também que tal casa não possui janela nem porta, onde todos entram e saem sem pedir licença, imperando, portando, indisciplina e desrespeito, entre outros.
Confesso que é muito triste chegar à terceira idade depois de 55 anos residindo em João Monlevade e ver a cidade que adotei como minha terra se transformando na casa-da-mãe-joana. É duro e dói muito dizer isso, mas é a mais clara expressão da realidade que vemos no dia-a-dia.
Quer se transformar num comerciante no centro da cidade? Não precisa de alvará da Prefeitura, pagar impostos e se estabelecer legalmente. Basta escolher um ponto nobre das avenidas principais do centro da cidade, estacionar lá seu carro (pode até ser carrinho de mão), expor seus produtos à luz do sol e vender o que bem entender. A libertinagem é tão grande que nem pagar o estacionamento rotativo você vai precisar. Afinal, não é apenas um veículo que está estacionado ali, mas sim um empreendedor da economia informal. Bobo e faz papel de otário aquele que gasta uma nota para legalizar tudo, investe na montagem de um comércio, recolhe impostos e oferece empregos. Para os poderes públicos, entre um e outro não há diferença.
Quer construir uma casa ou um prédio? Entenda-se com o Crea porque a Prefeitura dificilmente vai exigir que você cumpra as leis. Código de obras? O que é isso? Precisa não. Pode fazer o que você bem entender. Sabe aquele projeto que a Prefeitura aprovou? Precisa cumprir ele não e se o telhado foi projetado virado para o sul, pode mudar para o norte que ninguém vai perceber. Os entulhos? Bota na rua. A garagem basculante? Deixa invadir o passeio para você ganhar espaço. A garagem do prédio projetada como exige a lei? Pode transformar em lojas porque a municipalidade não tem fiscal. A rampa de sua garagem ficou com muita inclinação? Invada o passeio e resolva seu problema. Aqui na casa-da-mãe-joana ninguém fiscaliza obras e cada um faz sua lei.
Aquele lote que você comprou para especulação imobiliária está tomado pelo mato? Não esquente a cabeça porque a cidade toda está assim. Gastar dinheiro para capinar lote com a cidade imunda? Porque você vai fazer isso se os ricaços da cidade, aqueles que são donos da maioria dos lotes vagos, não estão nem aí e ninguém da Prefeitura os perturba? Mosquito da dengue? Que isso cara, ele só aparece no terreno dos outros. Deixe seus imóveis atolados de mato porque na terra de ninguém eles valorizam ainda mais.
Você tem uma borracharia só para atender caminhões e não tem espaço para atendê-los? Fácil. Compre dois ou três cones e feche a metade da pista de rolamento da principal avenida da cidade para seu negócio render mais. Pode ficar tranquilo que ninguém do Settran vai incomodar você e, se precisar, talvez até liberem um guarda para ajudar você a desviar o trânsito. Aqui é como dizia o Cafunga: o errado é que está certo.
Precisa deixar o caminhão bi-trem no centro o dia todo? Fique à vontade e escolha o lugar que melhor lhe convier. Se preciso, faça como aquele motorista que tirou a cabine e deixou a carroceria no início da avenida Wilson Alvarenga no início da semana. O trânsito virou um engarrafamento só, mas ninguém incomodou o motorista. É que aqui, cada um faz a sua lei no trânsito.
Poderia citar inúmeros outros exemplos, mas o espaço acabou. E o lixo? Uai, na casa-da-mãe-joana você bota onde quiser.

Obs: Texto: Márcio Passos(Jornal A Notícia)
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O FOGO AJUDANDO A ECONOMIZAR

Finalmente depois de quase um ano, a Pista de Caminhada  do Baú passou por uma limpeza geral melhorando razoavelmente as condições para uma boa caminhada sem riscos. O curioso que para economizar, a Prefeitura resolveu colocar fogo no mato que foi retirado da capina realizada , acabando de vez com o que restava de grama em parte da pista e deixando um rastro de cinzas pelo caminho. A nossa Secretaria do Meio Ambiente parece ignorar a situação, pois ecologicamente este não deveria ser o destino do material retirado da referida limpeza.

Fogo para ajudar a economizar com o transporte.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

QUALIDADE DE VIDA??

Em uma Cidade com qualidade de vida, podemos destacar o que ela oferece em termos de lazer e saúde. Bem, este não é o caso de Monlevade, onde o lazer é praticamente inexistente, visto que Praças, Jardins e equipamentos públicos estão abandonados e caindo aos pedaços. Falando de saúde, uma das poucas atividades que grande parte da população pratica com frequência, a caminhada, está virando um martírio. A Pista de Caminhada que se inicia no Castelinho e finaliza no Baú está em estado deplorável, com muito mato e  sujeira espalhada em toda sua extensão, pois a mesma não vê uma limpeza há pelo menos oito meses. Uma vergonha para uma Cidade que arrecada R$150 Milhões por ano e não consegue dar condições para que seus habitantes façam suas atividades físicas com prazer e segurança. Esperamos que a situação vista nas imagens abaixo sensibilizem o Secretário de Serviços Urbanos e que o mesmo faça a sua parte.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

ADRENALINA NO CÉU MONLEVADENSE


Vamos prestigiar neste fim de semana, o 4º Encontro de Voo Livre de João Monlevade na Serra do Bairro Laranjeiras, com acesso pela Estrada do Campo de Aviação na Vila Tanque.



domingo, 28 de abril de 2013

MONLEVADE 49 ANOS EM IMAGENS!

                                                  Verticalização sem retorno
                                       
                                               Pista de Caminhada no Areão

                                           Amanhecer visto do Novo Aclimação

                                            Nevoeiro no horizonte, visto do Satélite

                                             Meio Ambiente florido no Castelinho
                                       
                                                     A bela Serra do Seara